Quem é a coruja-buraqueira?

A coruja-buraqueira, também chamada de Athene cunicularia é uma ave da família Strigidae, da qual fazem parte todas as corujas. A ave símbolo de Bragança Paulista é a coruja mais fácil de ver no Brasil, pois possui hábitos diurnos e costuma viver em áreas abertas, sendo até bem tolerante à aproximação humana.

Do que ela se alimenta?

Segundo a literatura, a coruja-buraqueira se alimenta de insetos (besouros, borboletas, mariposas, ácaros dentre outros), porém sabemos que ela também caça pequenos roedores e marsupiais (os gambás).

A coruja-buraqueira existe só no Brasil?

A Athene cunicularia pode ser encontrada apenas na América, e sua área de ocorrência vai desde o Norte do Canadá até o Sul da América do Sul. Como essas corujas são bastante tolerantes aos humanos e vivem em áreas de campo aberto, a principal ameaça que enfrentam é o uso de pesticidas - que elas acabam ingerindo em grandes quantidades na alimentação.
Veja abaixo o mapa da distribuição da coruja-buraqueira. Ela pode viver em todas as regiões coloridas. Na América do Norte, por causa das baixas temperaturas, ela pode ter comportamento migratório, indo para o México durante o inverno e depois voltando para o Canadá para se reproduzir.

Fonte: Wikimedia Commons (https://en.wikipedia.org/wiki/Burrowing_owl#/media/File:Distribuição_Buraqueira.png)

Costumo ver várias corujas no ninho perto de casa. Elas são uma família?

Durante o período reprodutivo, as corujas-buraqueiras formam pares que dividem os cuidados com o ninho. Sabemos pouco sobre o comportamento reprodutivo destes animais no Brasil, porém nos Estados Unidos, apenas a fêmea incuba os ovos - cerca de 3 a 11 por estação reprodutiva - por aproximadamente trinta dias. O macho é responsável pela alimentação do casal durante este período. Com 45 dias, os filhotes costumam sair do ninho e aventurar-se na superfície, e logo começam a caçar pequenas presas.