O que são pelotas de coruja?

Você já ouviu falar das pelotas de corujas?

As pelotas de corujas, também chamadas de egagrópilas, são um material seco que estes animais regurgitam para o ambiente, e contém restos de alimentos não digeridos. A palavra-chave, aqui, é seco. Vamos por partes.

O que comem as corujas?

Depende um pouco, mas de modo geral, as corujas são predadoras. Isso quer dizer que elas comem outros animais. De fato, os itens mais comuns na dieta destas aves são: roedores, insetos (grilos, moscas, besouros...) e marsupiais (os gambás). As corujas maiores, como a jacurutu e a murucututu-de-barriga-amarela, podem comer animais maiores, como preás, e algumas corujas são conhecidas por se alimentarem de outras aves, como as saíras coloridas, que as pessoas amam.

E que história é essa de regurgitar? Não parece muito eficiente. 

Ao contrário de nós, as corujas não comem apenas as partes moles das suas presas. Elas comem tudo. Ossos, pêlos e o que chamamos de exoesqueleto dos insetos, que é uma estrutura dura que envolve o corpo destes animais. Este material não costuma ser digerido totalmente. Ele se acumula dentro do estômago e vai sofrendo compactação, até se tornar uma bolinha seca. Eventualmente as corujas devolvem isso para o ambiente sob a forma de pelotas, e é aí que queremos chegar.

O que eu faço com todas essas informações?

Explorar o conteúdo das pelotas de corujas é uma atividade divertidíssima! Como o material é seco e limpo, não causa muita aversão nas pessoas, e é uma excelente oportunidade de falar sobre vários conceitos importantes em Biologia, como cadeia alimentar, predação e carnivoria, além de permitir que os envolvidos tenham uma experiência única do que é ser um cientista!


Acompanhe o nosso blog no Facebook "De Olho na Coruja". Nos próximos posts, descreveremos cada etapa do processo de exploração das pelotas, deste a coleta, passando pelo armazenamento, até a abertura propriamente dita.


Nesta foto, vemos uma pelota de coruja-buraqueira, as nossas queridas do De Olho na Coruja! As corujas-buraqueiras se alimentam de roedores e de insetos. Sempre encontramos muitos besouros nas pelotas delas.




Estas duas pelotas são de uma coruja chamada suindara. É uma coruja branca, com face em formato de coração, bem conhecida por habitar casas abandonadas. Ela costuma se alimentar principalmente de roedores, e suas pelotas são grandes e repletas de ossinhos.

Comentários