Você sabe a diferença entre a coruja-buraqueira jovem e a adulta?

       As corujas-buraqueiras são inconfundíveis no Brasil, pois são fáceis de ver, vivem em campos abertos e são muito tolerantes à ambientes já bem modificados pela ação humana. Vemos estas corujas com frequência no jardim da nossa casa, no barranco da escola, ao lado de rodovias e atrás de postos de gasolinas.

       Geralmente ao redor das tocas ficam casais com seus filhotes. Não é tão simples de diferenciar o macho e a fêmea, pois eles possuem comportamento e aspecto parecido, porém os filhotes são bem distintos dos adultos.

        Na foto abaixo, mostramos dois adultos. Veja como eles possuem o peito claro, com manchas em vários tons de marrom e bege. O restante do corpo é marrom, com manchas beges.




Agora veja as duas fotos a seguir:



Esta imagem foi feita em Bragança Paulista pela Márcia Corazza, no ninho da EM prof. Orlando Pinto de Oliveira. Nela, podemos ver um filhote. Observe que ele não possui as penas com manchas. Sua coloração é lisa, bege no peito e marrom no restante do corpo.









Nesta outra foto, feita em Jaboticabal pela nossa equipe, também dá para ver o peito de cor bege e o restante do corpo marrom.





Já contamos até agora 8 filhotes distribuídos em três ninhos em Bragança Paulista. Achou mais um? Entre em contato conosco! 



Veja aqui algumas referências com mais fotos para tirar suas dúvidas:

Aves de Rapina Brasil: http://www.avesderapinabrasil.com/athene_cunicularia.htm

All About Birds (em inglês): https://www.allaboutbirds.org/guide/Burrowing_Owl/overview

Comentários